5 sinais de demência que você talvez não saiba

Os dois sintomas de demência com o qual a maioria das pessoas está familiarizada é o esquecimento e a confusão mental. Esses são os dois sobre os quais se fala com mais frequência. Mas existem outros sinais da doença que não são tão óbvios. Se você é um parente de um idoso que está exibindo algumas mudanças na personalidade ou no comportamento, pode estar se perguntando se algo está errado.


Embora a demência ocorra principalmente em adultos com mais de 65 anos, não é uma parte natural do processo de envelhecimento. É importante compreender a diferença entre envelhecimento normal e demência, e reconhecer alguns dos sintomas menos conhecidos da doença.


Reconhecendo os sintomas da demência

  1. Mudança na disposição: Se a disposição de um ente querido sênior mudou visivelmente, pode ser um sinal de demência. Por exemplo, se sua mãe se tornou paranóica ou se irritou rapidamente, é algo para observar e discutir com ela e seu médico GERIATRA. Pode ser que ela esteja passando por algum tipo de luta emocional, mas também pode ser o início dos sinais de Alzheimer ou outro tipo de demência.

  2. Problemas com dinheiro: como os adultos mais velhos costumam ser alvo de golpes, é fácil ignorar a queda da vítima como um sinal de alerta de demência. O mau julgamento pode ser uma bandeira vermelha, especialmente para o Alzheimer. Outras bandeiras vermelhas incluem fazer compras que um idoso não pode pagar ou emprestar dinheiro a pessoas desconhecidas. Um adulto com demência também pode ter os serviços públicos desligados por não pagar suas contas.

  3. Evitar as atividades sociais: quando um idoso reconhece que algo está errado, ele pode começar a se isolar. Muitas vezes por causa de constrangimento ou medo. Eles não sabem o que está acontecendo e estão relutantes em deixar seu lugar seguro - casa. Um adulto mais velho que está passando por perda de memória pode parar de frequentar serviços religiosos, desistir de um trabalho voluntário estimado e adiar a visita de amigos.

  4. Dificuldade para escrever: Outro sinal de alerta de demência é a dificuldade para escrever. Seja um e-mail ou uma lista de compras, a perda de memória de curto prazo torna difícil organizar os pensamentos e colocá-los no papel. Se você encontrar cheques meio-escritos ou listas rabiscadas e ilegíveis na casa de um membro idoso da família, é algo que você vai querer prestar muita atenção.

  5. Perda de empatia: Alguém com Alzheimer ou outro tipo de demência pode parecer menos empático do que sempre foi. Se você não percebe que algo está errado, a mudança de comportamento pode ser prejudicial para seus entes queridos. É importante saber que essa mudança na personalidade é o resultado de desafios físicos e emocionais que a demência cria.

Se algum desses sinais descrever exatamente o que esta acontecendo com alguém de sua familia, converse sobre isso com o idoso e seu médico geriatra, pois isso pode ser um grande sinal de uma demência.



45 visualizações0 comentário