Atividades Oferecidas e Seus Benefícios

1 - Quebra-cabeças

Quem disse que quebra-cabeças é brincadeira apenas de criança? Também é uma forma de recreação para idosos, que estimula a percepção, o raciocínio e a concentração. Outras opções como jogo da memória e tabuleiro também não podem ficar de fora das atividades para passar o tempo e exercitar a mente.

terapia ocupacional
terapia ocupacional

2 - Bingo

O bingo já é um jogo clássico para idosos. Muito interativa, a atividade permite que os amigos se reúnam e até mesmo façam novas amizades. O jogo proporciona diversão certa, enquanto trabalha com a capacidade de percepção, agilidade e tempo de reação rápido.

terapia jogos
terapia jogos

3 - Arteterapia

Outra dica de recreação para idosos que trabalha com as habilidades motoras e melhora a coordenação é a arte. Seja com pintura, desenho, escultura ou decoração de objetos, colagens, a atividade permite ainda a expressão e o autoconhecimento, fatores importantes para evitar a solidão e a depressão.

dia de arte terapia
dia de arte terapia
dia de arte terapia
dia de arte terapia
dia de arte terapia

5 - Jogos coletivos, Jogos de Cartas, Dominó, Xadrez e Boliche

É difícil encontrar idosos que não gostem de jogar cartas, dominó, xadrez e boliche . Basta um dos jogos e um espaço para começar a diversão, que incentiva a competição, o espírito de equipe e a superação de desafios. São atividades que exige habilidade, agilidade física e mental, pois trabalha com o raciocínio lógico e rápido, além de planejamento para jogadas estratégicas, mantendo a capacidade cognitiva em dia.

dia de jogos
dia de jogos
dia de jogos
dia de jogos
dia de jogos

6 - Jardinagem

A Jardinagem tem muitos benefícios terapêuticos para a saúde dos idosos, especialmente o cultivo de hortas.

Por conta de algumas condições médicas e deficiências físicas, os idosos ficam restritos ou até mesmo impossibilitados de participar da jardinagem.

Por isso planejamos, mudamos, adaptamos e criamos algumas maneiras onde o idoso possa ter um espaço seguro, acessível e agradável em meio a natureza.

 

Jardinagem é benéfica para as pessoas mais velhas porque:

É uma forma agradável de exercício

Aumenta os níveis de atividade física e ajuda a mobilidade e flexibilidade

Encoraja o uso de todas as habilidades motoras

Melhora a resistência e a força

Ajuda a prevenir doenças como a osteoporose

Reduz os níveis de estresse e promove o relaxamento

Fornece estimulação e interesse na natureza e ao ar livre

Melhora o bem-estar como resultado da interação social

jardinagem
jardinagem

Benefícios

Os benefícios das atividades físicas para a terceira idade são inúmeros e bem conhecidos: incrementam a mobilidade, previnem doenças e aumentam a disposição. Mas não é apenas o físico que deve se manter ativo. A recreação para idosos trabalha a capacidade cognitiva e deve ser incentivada para uma vida mais longa e saudável. 

Atividades como jogos de carta, bingo e dança exercitam o cérebro e ainda são ótimas opções para a interação com outras pessoas - relações sociais e de afeto que muitas vezes fazem falta nesse momento da vida.

Além de ser uma forma de lazer e passatempo, a recreação para idosos também proporciona benefícios importantes para manter o corpo e a mente saudáveis na terceira idade.

A melhora da coordenação motora, da concentração, da agilidade das capacidades cognitivas em geral, são benefícios facilmente perceptíveis. Outros efeitos importantes são a interação social e afetiva que as atividades proporcionam, essenciais principalmente para os idosos que moram sozinhos ou ficam muito tempo sem companhia.

Com isso, é possível evitar diferentes problemas de saúde. De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais, quase metade dos idosos brasileiros (48,9%) sofre de mais de uma doença crônica. E uma das mais graves é a depressão, afetando 9,2% da população idosa do país.